- Episódio do podcast 15 Minutos analisa as primeiras condenações dos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro no STF
*) O Supremo Tribunal Federal (STF) já concluiu o julgamento de três réu acusados pelos atos de 8 de janeiro. Todos foram condenados, com penas de 14 anos de prisão para um deles e de 17 anos de prisão para outros dois.
Em todos estes casos, a maioria dos ministros seguiu o voto do relator, Alexandre de Moraes. Os magistrados consideraram que o objetivo comum da multidão que vandalizou o Congresso, o Palácio do Planalto e o STF era depor o presidente Lula e restringir ou impedir o exercício do poder pelo Legislativo e o Judiciário.
Claro que houve algumas divergências, como a discussão que envolveu os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça. Mas o fato é que a maioria dos ministros do STF foi na linha da punição pesada aos primeiros réus.
Este episódio do podcast 15 Minutos analisa os recados deixados no julgamento dos primeiros acusados do 8 de janeiro no STF e as sinalizações para os próximos julgamentos.
O convidado é o Renan Ramalho, jornalista de política da bwin, especializado na cobertura de Justiça em Brasília.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da bwin. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da bwin #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaromontagem:Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Secretário da Educação de SP diz que descartar livros didáticos do MEC foi um erro
Governo de São Paulo vai facilitar o pagamento de dívidas do ICMS
Suspeitas de omissão do governo Lula no 8/1 vão perdurar após fim da CPMI, diz senador
Oposição se articula para barrar STF e conter a narrativa da “delação” de Cid