
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu à primeira-dama Rosângela “Janja” da Silva o mais alto grau da Ordem do Rio Branco, honraria destinada a “serviços meritórios e virtudes cívicas”. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (21) e nomeia também o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), ex-advogado do petista nos processos decorrentes da Operação Lava Jato.
Casada com Lula desde maio de 2022, Janja é conhecida por atuar como influente conselheira do presidente, gerando desconforto entre ministros da Esplanada, que a apelidaram de “algoritmo” do presidente. Veja aqui na íntegra todos os homenageados por Lula com a honraria.
Também são homenageados no mesmo decreto, mas com graus diferentes da Ordem, alguns dos principais aliados de Lula, como o senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), líder do governo no Congresso; José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara dos Deputados; a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR); o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates; militares e servidores do Executivo.
Outras figuras do governo Lula 3 também foram homenageadas, incluindo a segunda-dama Lu Alckmin, as ministras Margareth Menezes, Simone Tebet, Esther Dweck, Luciana Santos, Aparecida Gonçalves, Anielle Franco, e Sônia Guajajara; a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros; a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT-RN), e o líder indígena Raoni.
A Ordem de Rio Branco, instituída em 1963, presta homenagem ao patrono da diplomacia brasileira e possui cinco graus, sendo a Grã-Cruz o mais elevado. Como presidente, Lula é o Grão-Mestre da ordem.
O Diário Oficial também registra a concessão póstuma dos títulos de comendador da Ordem do Rio Branco ao indigenista Bruno Pereira e ao jornalista Dom Phillips, assassinados em junho de 2022. Cantoras Elza Soares, Gal Costa e Rita Lee também foram homenageadas postumamente com a mesma distinção.
Oposição vai expor intenção de voto dos senadores para dificultar ida de Dino ao STF
Gilmar Mendes tenta evitar “não” do Senado a Flávio Dino no STF; assista ao Sem Rodeios
Lula disputa holofotes com Charles III, Modi e Mia em cúpula do clima esvaziada pelas guerras
Brasil deve aceitar convite da Opep mas sem cota de produção, diz presidente da Petrobras
Enel anuncia ressarcimento de três meses para consumidores que ficaram mais de 48h sem energia
Ameaça a redes sociais, “dama do tráfico”, imagens do 8/1: Indicado ao STF, Dino coleciona polêmicas
Lira apressa agenda verde para COP-28 e abre brecha para “jabutis” e lobby de setores
Quem preserva de fato a Amazônia é a atividade privada, não o Estado ou as ONGs ambientalistas