- Episódio do podcast 15 Minutos fala sobre as tentativas de senadores de colocar em debate temas como impeachment e fixação de mandatos para ministros do STF
*) Voltou a ganhar fôlego nos últimos dias no Senado um projeto de lei do ex-senador Lasier Martins (Podemos-RS) que descentraliza o poder de decisão sobre o processamento do impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Procurador-Geral da República por crimes de responsabilidade.
A tentativa de facilitar o processo de impeachment de ministros do STF no Senado não é uma novidade. O tema vai e volta com frequência nos últimos anos.
Ao mesmo tempo, outra proposta tenta avançar na Casa. O senador Plínio Valério (PSDB-AM), que é um crítico do ativismo judicial, é coautor de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 16/19) que modifica o processo de escolha dos ministros do STF e fixa mandato de 8 anos para os escolhidos.
É sobre isso que nós falamos neste episódio do podcast 15 Minutos. O convidado é o Silvio Ribas, da equipe de República da bwin em Brasilia. Ele acompanha de perto este assunto.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da bwin. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da bwin #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaromontagem:Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Petrobras vai retomar contratações de estaleiros locais – e aceita pagar mais caro
Proposta que permite derrubar decisões do STF avança na Câmara com apoio de partidos
Marco temporal: o que Lula vai fazer com o projeto aprovado no Senado
Hospital americano apaga página em que recomendava hidroxicloroquina para Covid
Projeto aprovado do marco temporal estimula autonomia econômica dos indígenas
Proposta que permite derrubar decisões do STF avança na Câmara com apoio de partidos
Marco temporal: o que Lula vai fazer com o projeto aprovado no Senado
Secretário da Educação de SP diz que descartar livros didáticos do MEC foi um erro