Como você se sentiu com o conteúdo dessa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
Fachada do setor de orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba
Pioneiro no Brasil, setor de orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba foi inaugurado em 2009.| Foto: Divulgação

O setor de orgânicos no Mercado Municipal de Curitiba foi um marco para o Brasil: inaugurado em fevereiro de 2009, foi o primeiro espaço totalmente dedicado à comercialização de orgânicos dentro de um mercado público, e sua configuração ajudou a difundir o consumo de alimentos sem agrotóxicos, não transgênicos e sem uso de adubo químico.

Fachada do setor de orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba
Fachada da entrada do setor de orgânicos no Mercado Municipal de Curitiba. Foto: Divulgação| Divulgação

Atualmente, o setor tem 14 estabelecimentos (confira todos aqui), dentre restaurantes, cafeteria, hortifruti, mercearia, açougue e também loja de cosméticos e roupas. “Muitas pessoas se surpreendem com essa variedade, pois nem imaginam a diversidade de produtos que existe dentro da cultura orgânica”, comenta Cleverson Augusto Schilipack, presidente da Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba.

Em quatro anos, a frequência de consumo de orgânicos dobrou: 15% das pessoas afirmavam consumir pelo menos um produto orgânico no mês. Em 2021, esse dado foi para 31%, segundo o Panorama de Consumo de Orgânicos no Brasil de 2021, desenvolvido pela Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), Brain Inteligência Estratégica e Unir Orgânicos.

Curitiba goza da fama de capital sustentável há décadas, e foi uma das primeiras capitais a ter feira orgânica de rua, ainda em 1993, quando a feira do Passeio Público começou com dez barraquinhas. Atualmente, o Paraná tem 3.752 produtores orgânicos certificados em todo o estado, atrás apenas do Rio Grande do Sul. O Estado incentiva a produção de orgânicos através do programa Paraná Mais Orgânicos desde 2009, com a atuação da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior junto das universidades estaduais, que prestam assistência técnica e extensão rural aos produtores.

Serviço

Mercado Municipal de Curitiba. Av. Sete de Setembro, 1.865, Centro, Curitiba. Abre de terça a sábado das 8h às 18h e domingo das 8h às 13h (restaurantes até 15h). Fecha às segundas-feiras.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]