
O Instituto Municipal de Turismo de Curitiba lança, em julho, o guia on-line Curta Curitiba ao Ar Livre. O site vai auxiliar moradores e turistas na busca por locais de lazer na cidade que contam com áreas a céu aberto, e oferecer dicas passeios que fujam das aglomerações dos já tradicionais pontos de visitação.
No guia estão sugestões e informações sobre bosques, parques, memoriais e museus com espaço aberto, mais links de acessos a outros guias, como o Curitiba a Pé, com roteiros do Centro Histórico e Centro Cívico, e o Curta Curitiba de Bicicleta, com mais de 200 km de ciclovia que passam por boa parte dos 75 bairros da capital.
Sugestões de passeios em regiões centrais se somam a dicas de áreas mais afastadas do centro, o que permite ampliar o leque de possibilidades e se aproximar da natureza, além dos parques que integram a Linha Turismo, como os parques Tanguá e Tingui, o Barigui e o São Lourenço, por exemplo.

Entre as sugestões oferecidas pelo guia, estão três que são menos procuradas por moradores e turistas na hora de escolher um local para curtir o sol, mesmo o do inverno, e os dias livres de feriados e finais de semana.
Com mais de 78 mil metros quadrados cobertos pelos ‘capões’, a vegetação original de Curitiba, o Bosque Reihard Maack é voltado para a diversão mais radical. A grande atração é a Trilha da Aventura, com 900 metros de extensão e 16 brinquedos construídos em madeira e outros materiais rústicos direcionados ao público infantil.
OMemorial Inglês – Parque Gomm fica em uma área arborizada com mais de uma centena de espécies. A Casa Goom é uma antiga residência familiar, que dá nome ao parque anexo. Entre vários ícones da cultura britânica que compõem o espaço está uma cabine telefônica vermelha, símbolo da Londres urbana.
OMuseu da Vida é o local para quem quer brincar e interagir com a natureza. Trata-se de um espaço interativo, com exposições e áreas de lazer ao ar livre. Antigo Lar das Meninas, é mantido pela Pastoral da Criança.