
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), escolheu o advogado Andrei de Oliveira Rech para ocupar uma cadeira de desembargador do Tribunal de Justiça (TJ). O decreto de nomeação foi assinado nesta segunda-feira (24). Rech atuava como diretor jurídico da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) desde janeiro de 2019.
Na lista tríplice enviada pelo TJ a Ratinho Junior, com sugestões de advogados, Rech era quem tinha recebido menos votos dos desembargadores.
RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp
O processo que culminou com a nomeação de Rech vem desde o início de junho, quando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Paraná abriu as inscrições para interessados na cadeira de desembargador aberta pelo TJ, e constitucionalmente reservada à classe dos advogados.
Em setembro, a OAB promoveu uma seleção e definiu uma lista sêxtupla com nomes de advogados para envio ao TJ. Já no Tribunal de Justiça, com base na lista sêxtupla, foi feito um novo filtro, com a formação de uma lista tríplice, para ser enviada ao chefe do Palácio Iguaçu.
Na nova relação de nomes, a mais votada foi a advogada Ana Claudia Finger, que recebeu 95 votos. Em seguida, ficou o advogado Sandro Kozikoski, com 83 votos. Rech recebeu 66 votos, ficando em terceiro lugar.
Natural de Umuarama, Rech tem 46 anos e graduou-se em Direito na Universidade Paranaense, em 2000. Integrou o Conselho da OAB no Paraná de 2016 a 2018 e também o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da seccional.
Região bilionária no agro ganha unidade da Embrapa para aves, suínos e peixes
Violência extrema e reféns sob a mira de armas: como agia o grupo que roubava cargas no Paraná
Prefeitura cancela show de Chico César após cantor ser homenageado por Lula
Polícia Federal deflagra operação contra célula do PCC que estaria envolvida com homicídios