
O governador paranaense Ratinho Junior (PSD) comemorou a vitória do candidato de direita Javier Milei, no segundo turno da eleição presidencial no país vizinho, e projeta uma aproximação ainda maior entre Paraná e Argentina. Milei derrotou no domingo (19) o candidato peronista Sergio Massa, ministro da Economia do atual governo de esquerda de Alberto Fernández.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Ratinho lembrou das relações comerciais entre o estado e o país vizinho e ainda declarou pelas redes sociais que a “liberdade venceu”, tema que foi muito usado na campanha do libertário Javier Milei da colisão “La libertad avanza”.
“Ao presidente eleito da Argentina @JMilei o desejo de pleno êxito. Que as nossas fronteiras estejam ainda mais próximas. A liberdade venceu!”, postou o governador do Paraná.
Segundo a Câmara Argento Brasileira do Paraná, o comércio bilateral total do país vizinho com o estado é de cerca de 3,3 bilhões de dólares. “Do ponto de vista da Argentina é mais importante do que o comércio nacional com a França e a Itália juntos”, afirma o site da entidade.
Ainda de acordo com a Câmara comercial, a Argentina é o segundo parceiro do estado, tanto para importações quanto para exportação, atrás apenas da China. “Tanto para a Argentina como para o Paraná, o comércio bilateral é qualitativamente destacado, porque trata de bens com alto valor agregado. É um comércio mutuamente ‘saudável’ que gera trabalho em ambos os lados da fronteira, podendo-se dizer que é simétrico e complementar.”
Entre os principais nomes da direita brasileira, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o senador paranaense Sergio Moro (União Brasil-PR) também comemoraram a vitória de Miei na Argentina. Moro disse que o país ganhou “duas copas do mundo seguidas”, lembrando da conquista de Messi e companhia em 2022.
Região bilionária no agro ganha unidade da Embrapa para aves, suínos e peixes
Violência extrema e reféns sob a mira de armas: como agia o grupo que roubava cargas no Paraná
Prefeitura cancela show de Chico César após cantor ser homenageado por Lula
Polícia Federal deflagra operação contra célula do PCC que estaria envolvida com homicídios