
O Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Paraná definiu nesta sexta-feira (28) uma nova lista sêxtupla para a vaga aberta de desembargador do Tribunal de Justiça (TJ) reservada à classe dos advogados – o chamado Quinto Constitucional. No total, 23 advogados se inscreveram para disputar um espaço na lista.
Na relação de seis nomes da OAB, quatro são mulheres. São eles: André Viana da Cruz, Ana ClaudiaFinger,Mariantonieta Pailo Ferraz, AlexandreSalomão,Renata Ceschin Melfi de Macedo e Luciana Carneiro de Lara. Atualmente, das 130 cadeiras de desembargador existentes no TJ paranaense, apenas 18 são ocupadas por mulheres.
RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp
A vaga foi aberta a partir da aposentadoria da desembargadora Rosana Fachin, em julho último. Ela atuou como advogada por 18 anos, iniciando a carreira na magistratura em 1999, em vaga do Quinto Constitucional destinada à OAB.
A relação de nomes da OAB será agora enviada ao TJ, que na sequência elabora uma lista tríplice para ser encaminhada ao governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), a quem cabe a escolha final.
Na última segunda-feira (24), Ratinho Junior escolheu o advogado Andrei Rech para uma cadeira de desembargador do TJ também reservada à OAB. Rech atuava como diretor jurídico da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) desde janeiro de 2019.
Região bilionária no agro ganha unidade da Embrapa para aves, suínos e peixes
Violência extrema e reféns sob a mira de armas: como agia o grupo que roubava cargas no Paraná
Prefeitura cancela show de Chico César após cantor ser homenageado por Lula
Polícia Federal deflagra operação contra célula do PCC que estaria envolvida com homicídios