
O presidente da República eleito neste domingo (30), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), terá oito aliados diretos na bancada do Paraná na Câmara Federal, em Brasília, a partir de 2023. Entre os 30 deputados federais eleitos no início do mês, oito são filiados ao PT ou a algum partido político da aliança que sustentou Lula na campanha eleitoral (PCdoB, PV, Solidariedade, Psol, REDE, PSB, Agir, Avante e Pros). Os oito aliados formais de Lula são os petistas Gleisi Hoffmann,Carol Dartora,Zeca Dirceu,Enio VerrieTadeu Veneri, além de Aliel Machado(PV),Luciano Ducci (PSB) e Toninho Wandscheer (Pros). Da lista, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, também é cotada para assumir alguma pasta da nova Esplanada dos Ministérios.
Considerando a aliança formal em torno da candidatura de Jair Bolsonaro (PL), que saiu derrotado nas urnas, seriam oito naturais opositores de Lula a partir de 2023, na bancada do Paraná. São três integrantes do PL (Filipe Barros,GiacoboeVermelho), quatro filiados ao PP (Tião Medeiros,Pedro Lupion,Ricardo BarroseDilceu Sperafico) e um do Republicanos, Diego Garcia.
Apesar disso, o número de aliados do presidente do PT ainda pode subir. Entre os 30 eleitos pelo Paraná, 14 estão hoje filiados a legendas que, no primeiro turno das eleições deste ano, não apoiaram nem Lula e nem Bolsonaro (como o PSD), ou optaram por lançar seus próprios candidatos na disputa (como o União Brasil, via Soraya Thronicke).
Entre os 14 nomes, há um notório bolsonarista, o Sargento Fahur (PSD), e outros dois que carregam a bandeira anti-PT, como Deltan Dallagnol (PODE) e Felipe Francischini (União). Os demais são os seguintes: Beto Preto(PSD),Sandro Alex(PSD),Paulo Litro(PSD),Leandre(PSD),Luísa Canziani(PSD),Luiz Nishimori(PSD),Delegado Matheus Laiola(União),Padovani(União),Geraldo Mendes(União),Sérgio Souza (MDB) e Beto Richa (PSDB).
A maior parte deles, por terem apoiado a reeleição do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), também se engajaram na campanha para Bolsonaro, incluindo Sérgio Souza, filiado ao MDB de Simone Tebet, agora cotada para a Esplanada dos Ministérios do novo governo Lula.
Ratinho Junior e Bolsonaro são aliados desde a disputa de 2018. Mas, formalmente, o PSD não fez alianças no plano nacional e nem apresentou candidatura própria ao Planalto. Ratinho Junior e Lula também já foram aliados no passado. Além disso, o PSD nacional, de Gilberto Kassab, chegou a se aproximar de Lula ainda antes do início da campanha. A aliança acabou frustrada, mas há diálogo entre eles.
“Encerradas as eleições, além de cumprimentar o presidente Lula pela vitória, espero que a sua disposição de unir o Brasil, manifestada no seu discurso de vitória, seja bem-sucedida. Será uma gestão para conciliar o Brasil, em que vencedores e vencidos atuem, cada um em seu papel, em defesa dos interesses dos brasileiros. O PSD optou pela neutralidade e teve grandes lideranças nacionais ao lado de cada candidatura”, escreveu Kassab, logo após o resultado das urnas.
Nos bastidores, petistas apontam o PSD e o União Brasil como os primeiros alvos na busca pela ampliação da base aliada no parlamento. Assim como Kassab, o presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, também já fez acenos ao presidente eleito. "Agora é momento de unirmos, de união, de estarmos juntos pela paz, por uma menor desigualdade social, para mais emprego, desenvolvimento econômico e mais fraternidade entre nós brasileiros", declarou Bivar, em vídeo divulgado após o resultado das urnas.
Na nova Câmara dos Deputados, eleita em 2 de outubro, o PL de Bolsonaro se tornou o maior partido político, com 99 deputados federais eleitos, entre 513 nomes. A segunda maior bancada é da Federação PT, PCdoB e PV, ligada a Lula, com 80 parlamentares eleitos.
Em todo o país, Lula obteve 60.345.999 votos (50,90% dos votos válidos) no último domingo (30). Bolsonaro recebeu 58.206.354 votos (49,10% dos votos válidos).
Região bilionária no agro ganha unidade da Embrapa para aves, suínos e peixes
Violência extrema e reféns sob a mira de armas: como agia o grupo que roubava cargas no Paraná
Prefeitura cancela show de Chico César após cantor ser homenageado por Lula
Polícia Federal deflagra operação contra célula do PCC que estaria envolvida com homicídios