
Autoridades paranaenses lamentaram, nesta quinta-feira (16), a morte do médico, ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e professor universitário João Cândido Ferreira da Cunha Pereira. Ele faleceu aos 94 anos, na quarta-feira (15), e foi sepultado em Curitiba.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Em nota, o Governo do Paraná disse lamentar o falecimento de João Cândido, que estava internado no Hospital Evangélico Mackenzie. Ele presidiu o TCE-PR em 1990 e 1991 e foi corregedor-geral do órgão de 1996 a 1999. O médico atuou ainda como diretor de hospitais em Curitiba e deu aula nas faculdades de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e da Faculdade Evangélica.
João Cândido Ferreira da Cunha Pereira deixa três filhos: João Cândido Filho, Eduardo Luis e José Francisco, três netos e a esposa, Cleony Pinto Cunha Pereira.
OTCE-PR destacou que o conselheiro aposentado “era médico de reconhecida competência e dedicação à comunidade, diretor de vários hospitais, destacado professor universitário e foi nomeado conselheiro em 6 de dezembro de 1986”. O órgão lembrou que foi durante a gestão dele, nos anos 1990, com o advento da Constituição de 1988, que o TCE-PR começou a exercer seu papel social, incentivando a comunidade a participar ativamente do controle da administração pública.
Em nota, o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) também lamentou o falecimento. João Cândido tinha o registro mais antigo no CRM, entre todos os profissionais em vida no Paraná (o número 12). Ele era neto de um dos fundadores do curso de Medicina da UFPR, há mais de um século. Foi também na UFPR que ele se formou médico em 1953 e exerceu a docência anos mais tarde. “Foi um dos fundadores da associação que hoje suporta o Hospital Pequeno Príncipe. Foi membro da Academia de Medicina do Paraná e vice-provedor da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba”, informou o CRM.
O médico completou na véspera de seu falecimento, no dia 14 de novembro, 94 anos de idade, dos quais 70 foram dedicados à medicina paranaense. Também manifestaram pesar pelo falecimento de João Cândido a Academia de Medicina e a Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, onde ele trabalhou por décadas.
Natural de Curitiba, João Cândido era filho do desembargador Francisco Cunha Pereira Filho (1897-1999), que foi presidente do Tribunal do Júri e Tribunal Regional Eleitoral e neto do médico e professor João Cândido Ferreira (1864-1948), que ao lado do primo e cunhado Victor Ferreira do Amaral e Silva ajudou a fundar e sustentar a primeira Universidade do Paraná, contribuindo com a publicação de vasta obra bibliográfica na medicina nacional, relembrou o CRM-PR.
João Cândido tinha três irmãos, dentre eles o advogado e jornalista Francisco Cunha Pereira (1926-2009), diretor da bwin e doGRPCOM, e Lincoln da Cunha Pereira (1928-2020), ex-presidente da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo).
Em nota, a Santa Casa de Misericórdia de Curitiba afirmou que “João Candido deixou um legado inesquecível como médico, educador e líder comunitário” e que sua trajetória na medicina foi marcada por uma carreira dedicada à saúde e ao bem-estar da comunidade paranaense. O velório foi realizado na Capela Vaticano Onix e o enterro ocorreu na tarde desta quinta-feira no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, na capital paranaense.
Oposição vai expor intenção de voto dos senadores para dificultar ida de Dino ao STF
Gilmar Mendes tenta evitar “não” do Senado a Flávio Dino no STF; assista ao Sem Rodeios
Lula disputa holofotes com Charles III, Modi e Mia em cúpula do clima esvaziada pelas guerras
Brasil deve aceitar convite da Opep mas sem cota de produção, diz presidente da Petrobras
Região bilionária no agro ganha unidade da Embrapa para aves, suínos e peixes
Violência extrema e reféns sob a mira de armas: como agia o grupo que roubava cargas no Paraná
Prefeitura cancela show de Chico César após cantor ser homenageado por Lula
Polícia Federal deflagra operação contra célula do PCC que estaria envolvida com homicídios