
Nesta terça-feira (15), o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) anunciou novas linhas de crédito no Banco do Agricultor Paranaense. O aporte adicional será de R$ 155 milhões para ampliação das linhas de financiamento e do público beneficiado. Os recursos do Tesouro do Estado serão usados no custeio parcial ou integral das taxas de juros a produtores rurais que financiarem novos investimentos em suas propriedades.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
O Banco do Agricultor Paranaense foi criado para fomentar investimentos na agricultura, com foco nos pequenos produtores. Nesta terça-feira (15), o governador anunciou linhas com juro zero para projetos de investimentos em agroindústria, apicultura, cooperativas, irrigação, produção de pinhão, erva-mate, captação e preservação de água e turismo rural. Também para cadeias produtivas ligadas a seda, café, olericultura, produção orgânica e agroecológica, floricultura e fruticultura. Para a pecuária leiteira e a piscicultura foram disponibilizados redução parcial de juros.
Outra novidade é para a mulher agricultora. O Estado irá assumir 100% dos juros dos empréstimos contraídos pelas agricultoras cadastradas no Pronaf Mulher (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e que investirem em melhorias nas suas propriedades. Também terá uma condição diferenciada para investimentos em energia renovável, seja solar ou de biomassa, e irrigação para todos os participantes do Pronaf.
“Estamos focados em transformar o Paraná no supermercado do mundo, para gerar empregos no Estado e riquezas no campo. Para isso, precisamos valorizar o trabalhador do campo”, destacou o governador. “Vamos atender com condições melhores, inclusive com financiamentos a juro zero, o agricultor que precisa comprar equipamento, modernizar sua propriedade, colocar energia solar para reduzir custos e ter energia limpa”.
- O estado que vai disputar com Minas a liderança na produção de queijo
- Com colmeias nas escolas, litoral do Paraná desenvolve educação ambiental
- Grupo Potencial quer ter maior indústria esmagadora de soja do Brasil
- Ano da privatização: Operações na B3 vão injetar mais de R$ 25 bilhões em investimentos no Paraná
Região bilionária no agro ganha unidade da Embrapa para aves, suínos e peixes
Violência extrema e reféns sob a mira de armas: como agia o grupo que roubava cargas no Paraná
Prefeitura cancela show de Chico César após cantor ser homenageado por Lula
Polícia Federal deflagra operação contra célula do PCC que estaria envolvida com homicídios