
O Instituto Brasil Transportes (IBT) entrou com uma ação civil pública na Justiça Federal, nesta quinta-feira (28), para obrigar o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) a tomar providências sobre as praças de pedágio que estão desativadas no Paraná desde o final do ano passado, com o fim das concessões rodoviárias do Anel de Integração. O IBT afirma que o “abandono” das estruturas tem contribuído para “acidentes e mortes” e lembra que o leilão para definição das novas concessionárias de pedágio só deve ser realizado no final do ano.
A ação judicial, assinada pelo advogado Clóvis Augusto Veiga da Costa, tramita na 5ª Vara Federal de Curitiba. “Após 5 meses do término da concessão e sem expectativa de que os novos contratos sejam firmados, os usuários vêm manifestando o perigo que as praças de pedágio têm representado para a população, por estarem abandonadas, sem vigilância, escuras, com pouca ou nenhuma sinalização, pelo que, não resta outra alternativa, senão a de recorrer ao Poder Judiciário, com vistas a garantir o direito fundamental à segurança dos usuários”, argumenta o IBT, que é presidido pelo empresário e ex-deputado estadual Acir Mezzadri.
Leia também: Acidente fatal escancara perigo com falta de iluminação em praça de pedágio desativada
O IBT pede, ainda, que uma liminar seja deferida para obrigar que o Dnit tome providências imediatas, dentro de um prazo de 30 dias, sob pena de multa diária de R$ 100 mil. O caso está nas mãos da juíza federal Anne Karina Stipp Amador Costa.
Procurada pela bwin nesta sexta-feira (29), o Dnit limitou-se a informar, em nota, que “continua trabalhando para garantir a trafegabilidade das rodovias federais sob sua jurisdição” e que “em relação às BRs paranaenses recém recebidas após o fim das concessões, o Dnit tem atuado de maneira prioritária para a manutenção e conservação dos segmentos”.
Região bilionária no agro ganha unidade da Embrapa para aves, suínos e peixes
Violência extrema e reféns sob a mira de armas: como agia o grupo que roubava cargas no Paraná
Prefeitura cancela show de Chico César após cantor ser homenageado por Lula
Polícia Federal deflagra operação contra célula do PCC que estaria envolvida com homicídios