bwin

Mercado imobiliário

Arquitetura

Espaço de casa térrea, segurança de apartamento: conheça as casas suspensas

HAUS
13/06/2022 14:25
Thumbnail

Casa Batel é um dos novos empreendimentos da capital paranaense que adota o conceito de casas suspensas. | Divulgação

Casa ou apartamento? Na hora de comprar um imóvel, a escolha nem sempre é fácil, já que os dois tipos de habitação têm suas vantagens e seus desafios próprios. Por que não unir, então, o que há de melhor em cada uma dessas modalidades de edificação? Essa é a proposta das casas suspensas: apartamentos em que a prioridade são plantas integradas e generosas, áreas de lazer, grandes varandas, iluminação natural, terraços e jardins — mas com a segurança e a diversidade de espaços comuns que apenas um condomínio pode oferecer.
Tendência no mercado imobiliário, as casas suspensas garantem o conforto dos moradores em edifícios totalmente conectados com a malha urbana, enquanto as casas térreas, muitas vezes, ficam concentradas em bairros residenciais mais distantes.
Em Curitiba, é cada vez maior o número de empreendimentos que oferecem residências suspensas. Selecionamos algumas dessas opções, que integram o HAUS Anuário Imobiliário 2022. Confira!

Refúgio urbano no Batel

Piscina cercada pela natureza.
Piscina cercada pela natureza.
Muitas pessoas sonham em morar em casas pela possibilidade de ter jardins, mas também é possível viver essa experiência em edifícios como o Amán, da Construtora Adriática. A natureza é o principal elemento do projeto assinado por Laura Gatti. O paisagismo vertical é um mosaico variegado, formado por plantas escolhidas por suas características específicas, o que resulta em um espetáculo de biodiversidade. Para além das áreas comuns, as plantas estão espalhadas por toda a fachada do empreendimento.
Esse refúgio verde fica na região mais arborizada do Batel, rodeada por inúmeros serviços e um sofisticado comércio. O empreendimento foi idealizado para quem deseja desfrutar de um espaço com a mesma amplitude de uma casa térrea, mas com a segurança que apenas os apartamentos conseguem garantir. O edifício tem 15 unidades, que se dividem entre apartamentos de 310, 415 ou 608 m² privativos e garden de 560 m². A previsão de entrega é para novembro de 2024.

Arquitetura contemporânea

Living da Torre Raíz e living do apartamento duplex da Torre Araucária.
Living da Torre Raíz e living do apartamento duplex da Torre Araucária.
OCasa Batel é mais um edifício no bairro que dá nome ao empreendimento. O projeto, que tem previsão de entrega para maio de 2024, foi criado para oferecer casas suspensas de alto padrão, com arquitetura contemporânea e altamente sofisticada. Além da integração com a natureza, que é uma das marcas das residências suspensas, os apartamentos são amplos: as plantas vão de 175 a 350 m² de área privativa.
Lounge externo e piscina.
Lounge externo e piscina.
Entre as áreas comuns, destacam-se os jardins externos com plantas nativas, o espaço fitness, o playground e a piscina aquecida. Muitas opções para garantir comodidade, conforto e lazer aos moradores. O design deste projeto da Construtora JN é assinado por grandes nomes como Flavio Schiavon, Benedito Abbud, Regina Bruni e Jayme Bernardo.

Casas suspensas com vista para o Barigui

Varanda e suíte master.
Varanda e suíte master.
A integração de ambientes e o pé-direito elevado dão amplitude aos apartamentos com cara de casa térrea do Varanda Barigui. Grandes aberturas banham os ambientes com luz natural e permitem que os moradores aproveitem melhor o sol. O Varanda reúne a conveniência de morar em uma das mais valorizadas regiões de Curitiba, próximo ao Parque Barigui, à uma arquitetura contemporânea, que prioriza o conforto e a qualidade de vida.
Varanda Barigui.
Varanda Barigui.
Espaços que estimulam a interação e o bem-estar também estão presentes nas áreas comuns, que têm espaços de lazer com estrutura requintada, além de projeto paisagístico e luminotécnico. A previsão de entrega do empreendimento da Invescon é para fevereiro de 2025.

Natureza em abundância no Cabral

Jardins suspensos com espécies nativas da biodiversidade brasileira, assinados por Ricardo Cardim, são o destaque da fachada do NOAR. O projeto da incorporadora boutique Neolar, que tem previsão de entrega para 2025, promete ser um ícone arquitetônico no bairro Cabral. O empreendimento contará com apartamentos tradicionais, casa garden e casas suspensas.
Piscina coberta e aquecida.
Piscina coberta e aquecida.
A amplitude é um dos diferenciais das residências suspensas, com opções de plantas de 112 a 420 m². A arquitetura do NOAR é marcada pelo uso de materiais naturais e autênticos, traços retos, discretos e elegantes, com destaque para o concreto aparente.

HAUS Anuário Imobiliário 2022

Pensado para quem deseja morar, comprar ou investir, a primeira edição do HAUS Anuário Imobiliário revela detalhes técnicos e conceituais de dezenas de empreendimentos em construção ou prontos para morar, localizados em Curitiba e no litoral de Santa Catarina.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!

bwin Mapa do site