Família Steffens, de Quatro Pontes/PR, conseguiu potencializar a produção de leite com ordenhadeira robotizada.
Família Steffens, de Quatro Pontes/PR, conseguiu potencializar a produção de leite com ordenhadeira robotizada.| Foto: Divulgação

No último ano, Paulo e Denise Steffens conseguiram dobrar a produção leiteira da propriedade rural da família, localizada no município de Quatro Pontes, no extremo Oeste do Paraná – a 572 quilômetros de Curitiba e 75 quilômetros de Cascavel. Graças à instalação de uma ordenhadeira robotizada, hoje a produção gira em torno de 2,4 mil litros de leite por dia, com a expectativa de chegar a 2,7 mil litros/dia em 2023.

Paulo Steffens - que assim como sua esposa, nasceu na roça, hoje já prepara os filhos para deixar esse legado –, conta que o investimento em tecnologia que potencializou a produção da fazenda só foi possível graças à parceria com o Sicredi.

“Em um ano dobramos a produção, apenas facilitando o trabalho com o investimento em novas tecnologias. Mas, principalmente, pensando na qualidade de vida das famílias, das pessoas que trabalham nessas atividades, no bem-estar dos animais, no melhor de todo o conjunto, inclusive a própria saúde física de todos nós que trabalhamos nisso diariamente”, observa o produtor, lembrando que, antes desse investimento, a produção diária era de 1,2 mil litros de leite/dia.

Fundada há 120 anos, Sicredi foi a primeira cooperativa de crédito do Brasil e é referência para quem atua no agronegócio.
Fundada há 120 anos, Sicredi foi a primeira cooperativa de crédito do Brasil e é referência para quem atua no agronegócio.

Associado da Sicredi Aliança PR/SP desde 2000, Paulo salienta que a instituição se diferencia das demais quando o assunto está relacionado às taxas de linhas de crédito e serviços. Porém, para ele, o grande diferencial está no modelo de atendimento. “É uma maneira diferente de atender e que faz com que o associado se sinta em casa, com um atendimento muito próximo, olho no olho”, pontua.

Segundo o produtor, mais do que receber respostas positivas aos seus pedidos, na Sicrediele se sente apoiado para resolver as questões financeiras. “Os profissionais são sempre muito prestativos, inclusive para orientar sobre o melhor tipo de investimento, de linha de crédito mais adequada para cada situação”, esclarece.