vinhos-franceses-freres
As regiões da França influenciam no tipo de vinho produzido; entenda| Foto: Adega
  • Por Frères Gastronomia
  • 11/12/2023 10:30
  • Atualizado em 20/11/2023 às 11:24

Não podemos deixar de mencionar a França quando se trata de produção e comercialização de vinhos! Este país é indiscutivelmente uma referência mundial. Com diversas regiões produtoras, a França é conhecida por produzir vinhos de imensa qualidade, utilizando uma ampla variedade de uvas características de cada região. Neste conteúdo, exploramos as características únicas de cada região vinícola francesa e apresentar 7 sugestões deliciosas de pratos para harmonizar com esses vinhos. Prepare-se para uma viagem sensorial e confira o conteúdo a seguir!

Vinhos franceses: o que as regiões nos dizem sobre a bebida

Se você quer embarcar no universo dos vinhos franceses, aprender a ler os rótulos é uma prática que você deve adicionar em sua rotina. Nestes, costumam-se colocar a região de produção da safra que determina o tipo de uva utilizada na produção. Vamos entender um pouco mais sobre as variedades de vinícolas francesas? Veja a seguir uma tabela que reúne as principais informações:

<strong><em>Região Vinícola</em></strong><strong><em>Localização</em></strong><strong><em>Principais Uvas</em></strong><strong><em>Tipos de Vinho</em></strong><strong><em>Características </em></strong>
BordeauxBanhada pelo oceano Atlântico.Cabernet Franc, Petit Verdot, Malbec.Tintos e blends.Região mais importante da França em produção de vinho.
BurgundyRegião central da França.Chardonnay, Pinot Noir.Brancos e tintos.Pequenos produtores, preciosidades, famosa por Chardonnay e Pinot Noir.
Vale do LoireRegião com castelos medievais.Melon de Bourgogne, Chenin Blanc, Sauvignon Blanc, Cabernet Franc, Pineau d’Aunis.Brancos e tintos.Diversidade de vinhos, uvas peculiares.
Rhône ValleySudeste da França, ao longo do rio Ródano.Grenache (parte mais quente), Syrah (parte norte).Tintos e blends.Côtes-du-Rhône comum, variações climáticas notáveis.
ChampagneNorte da França.Pinot Noir, Chardonnay, Pinot Meunier.Espumantes.Famosa por espumantes de alta qualidade.
ProvenceProduz os vinhos rosés mais prestigiados.Mourvèdre, entre outras.Rosés e tintos.Destaque para vinhos rosés, também produtora de Mourvèdre.
Outras RegiõesLanguedoc-Roussilon, Sudoeste.Grenache, Carignan, Malbec, Tannat, Colombard, Ugni Blanc.Diversos tipos.Variedade de blends e vinhos menos conhecidos.

Ou seja, quando lemos no rótulo a região ‘’Champagne’’, podemos esperar uvas como Pinot Noir, Chardonnay e Pinot Meunier na composição da bebida. Incrível, certo? Descobriremos agora pratos interessantes para acompanhar seu vinho francês!

7 acompanhamentos para vinho francês

NoFrères Gastronomia, restaurante referência em culinária afetiva em Curitiba, é possível encontrar diversos pratos da culinária internacional, preparados com maestria pelos chefs irmãos responsáveis pela casa.

Os pratos do Frères foram cuidadosamente selecionados para realçar e complementar os sabores dos vinhos franceses presentes na carta de vinhos do restaurante. Cada prato oferece uma experiência gastronômica única que pode ser acentuada com a escolha certa de vinho, criando combinações memoráveis para os apreciadores de boa comida e bons vinhos. Veja a seguir 7 sugestões de pratos para harmonizar com vinhos franceses:

  • Camarão à Milanesa e Tilápia à Milanesa: Esses pratos com frutos-do-mar fritos combinam bem com vinhos brancos e rosés. A crocância da milanesa contrasta com a acidez e mineralidade dos vinhos brancos.
  • Bacalhau em Natas: O bacalhau é um peixe versátil que pode ser apreciado com vinhos brancos mais encorpados. Uma boa harmonização é com um vinho branco chardonnay francês.
  • Salmão com Risoto de Uvas Verdes: A combinação de salmão com o risoto de uvas verdes é uma explosão de sabores. Um Bourgogne francês ou até mesmo um espumante rosé cai muito bem com esses pratos.
  • Risoto de Rúcula com Tomate Seco: Uma salada leve e fresca como essa fica perfeita com um vinho branco como um Chardonnay. Os sabores se complementam e tornam a experiência mais agradável.
  • Risoto Limão Siciliano: Esse prato de inspiração italiana com limão-siciliano pede um vinho branco fresco e cítrico, como um Chardonnay. A acidez do limão combina harmoniosamente com o vinho.
  • Risoto Grana: Um risoto preparado com queijo Grana é rico e saboroso. Para acompanhá-lo, um vinho Pinot Noir é uma excelente escolha. A textura do queijo combina bem com esse vinho.
  • Risoto de Peras Nozes e Gorgonzola: Este prato tem uma combinação de sabores intensos, com a doçura das peras, a cremosidade do queijo gorgonzola e a crocância das nozes. Um vinho branco encorpado, como o da uva Chardonnay, é uma excelente opção.

OFrères Gastronomia, é um verdadeiro especialista na hora de harmonizar seus pratos com vinhos franceses. Se você se interessou por essa experiência visite o Frères na área Gourmet do Park Shopping Barigüi e aprecie o sabor da França combinado com um prato marcante!