Descubra o que é comida afetiva e onde encontrar estes pratos em Curitiba
Descubra o que é comida afetiva e onde encontrar estes pratos em Curitiba| Foto: Divulgação/Freepik
  • Por Frères Gastronomia
  • 25/07/2023 09:06

A comida vai muito além da sua função de nutrição, ela pode despertar uma experiência sensorial capaz de despertar memórias profundas e muito antigas. Esses pratos são chamados de comida afetiva ou ‘’comfort food’’, uma vertente gastronômica que nos transporta para o passado, trazendo também conforto e conexão a cada garfada. Em Curitiba, essa magia ganha vida no Frères Gastronomia que se dedica a recriar pratos que tocam o coração e despertam lembranças especiais de modo sofisticado. Neste conteúdo, explicamos o que é comida afetiva para você embarcar nessa experiência única. Confira!

O que é comida afetiva?

Já comeu algo e se lembrou de algum momento? Quando isso acontece, podemos dizer que comemos um prato de comida afetiva. Essa nova forma de gastronomia tem o intuito de despertar sentimentos de nostalgia, conforto e conexão emocional. É aquela refeição especial que nos remete a memórias afetivas, trazendo à tona lembranças de momentos felizes, como reuniões familiares, celebrações ou mesmo experiências individuais significativas. 

Por despertar memórias, o seu principal diferencial comparado a outros pratos é a carga emocional que ela carrega. Enquanto outros pratos podem ser apreciados por seu sabor ou técnica culinária, a comida afetiva vai além e evoca uma ligação profunda com nossas experiências passadas. Ela tem o poder de nos transportar para um tempo e lugar específicos, trazendo consigo uma sensação reconfortante de pertencimento e bem-estar. 

Além disso, a comida afetiva é muitas vezes associada a ingredientes simples e caseiros, preparados de forma tradicional e com um toque pessoal. Ela pode variar de acordo com as culturas e tradições familiares, mas em sua essência representa um elo entre o paladar e as emoções, alimentando não apenas o corpo, mas também a alma.

Um exemplo clássico de como a culinária afetiva desperta sentimentos, pode ser visto nas cenas finais do filme ‘’Ratatouille’’ da Disney/Pixar, onde o crítico de gastronomia, ao provar o prato, lembra do mesmo prato produzido por sua mãe quando era uma criança. Esse tipo de lembrança pode ser chamado de culinária afetiva.

Veja a seguir um bom exemplo de técnica na criação de um prato de culinária afetiva que une sofisticação e tradição:

Saiba Mais Guia do Almoço de Domingo: dicas de receitas e restaurantes para um dia marcante

Onde encontrar comida afetiva em Curitiba?

Se imaginou saboreando uma refeição que remete àquelas receitas familiares preparadas com amor e cuidado, como se estivesse sendo recebido na casa de alguém querido? Essa experiência pode ser vivida no Frères Gastronomia, um lugar onde cada prato conta uma história e desperta uma sensação de conforto e aconchego. O restaurante é um destino perfeito para quem busca a magia da comida afetiva em Curitiba. 

Cada criação é cuidadosamente elaborada à mão, com ingredientes selecionados e técnicas tradicionais. O restaurante busca resgatar a autenticidade da culinária, proporcionando uma experiência única a cada garfada. O diferencial está nos detalhes, desde o preparo dos pães de fermentação natural feitos diariamente no restaurante até a escolha dos ingredientes frescos e de qualidade, que são diretamente obtidos de produtores locais na Região Metropolitana de Curitiba.

Além disso, o espaço do restaurante contribui para um relaxamento e o despertar da memória. Todo o espaço do Frères foi projetado para proporcionar a melhor experiência aos clientes. Com tons acolhedores que promovem conforto e bem-estar, o ambiente reflete a proposta do restaurante e tem sido aprovado pelos visitantes. 

O restaurante recebeu relatos emocionantes de clientes que encontraram no cardápio uma conexão com suas memórias afetivas. Um exemplo é a história de um cliente que, ao provar a dobradinha, se emocionou ao sentir o mesmo sabor que sua mãe preparava. Essa experiência demonstra o objetivo cumprido do Frères em reavivar memórias através da comida.

A inspiração para o cardápio do Frères vem das receitas passadas de mãe e avó dos irmãos, combinadas com suas experiências no universo gastronômico e descobertas em viagens. O restaurante busca aliar o sabor original das receitas com uma abordagem caseira e sofisticada, resultando no que eles chamam de "comida de sítio". O menu surpreende com combinações inovadoras e sabores exóticos, trazendo influências da culinária internacional para complementar a experiência gastronômica.

Visite o Frères e conheça o restaurante referência em culinária afetiva na cidade. Viva essa experiência gastronômica!

Endereço: R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 - Mossunguê, Curitiba - PR, 81200-100. 

Horário de atendimento: Todos os dias, das 10h às 22h. 

Telefone:(41) 2170-0048

Veja também Restaurantes em Curitiba: Delicie-se com a Famosa Carne de Onça e a Culinária Local