Mais de 15 tipos de nariz são encontrados em um povo miscigenado como o brasileiro.
Mais de 15 tipos de nariz são encontrados em um povo miscigenado como o brasileiro.| Foto: Shutterstock
  • Por Dr. Ivan Maluf Jr. | CRM 26127 PR - RQE 17817
  • 14/10/2022 15:29

Com o avanço da medicina e dos procedimentos estéticos, a preocupação com o corpo tornou-se algo comum. No Brasil, um dos mais procurados é a rinoplastia, procedimento pelo qual algumas insatisfações com a aparência são eliminadas e o resultado é um rosto maisharmônico e simétrico.

Um dos critérios mais importantes utilizados pelo cirurgião plástico para realizar uma rinoplastia é o tipo de nariz do paciente. Aspectos como tamanho e angulação também são levados em consideração para que uma técnica de procedimento seja definida e  para que se tenha conhecimento de quaisalterações podem ser feitas para promover maior harmonia facial.

A seguir você confere quais são os tipos de nariz dos brasileiros, quais são os mais comuns e poderá descobrir qual é o seu!

Quais são os tipos de nariz?

Os tipos de nariz mais comuns no Brasil são classificados de forma ampla e não se referem a uma característica específica. A relação pode existir com o tamanho, formato, proeminência ou angulação.

Quando se trata de tipos de nariz e de rinoplastia, um aspecto principal deve ser destacado: a estrutura facial influencia o formato mais harmônico. E o que isso significa? Não existe um “nariz ideal” para todas as pessoas, mas um nariz que, combinado a diversos outros aspectos do rosto, é o ideal para aquela pessoa.

Como o Brasil é um país miscigenado, com uma população formada por diversos povos, não é possível dizer quais características físicas podem identificar um brasileiro. Dessa forma, é difícil afirmar qual tipo de nariz é predominante, mas é possível elencar alguns deles:

  • Nariz grande;
  • Nariz pequeno;
  • Nariz longo;
  • Nariz curto ou asiático;
  • Nariz reto;
  • Nariz curvo para cima;
  • Nariz adunco;
  • Nariz romano;
  • Nariz negroide;
  • Nariz ondulado;
  • Nariz arrebitado;
  • Nariz pontudo;
  • Nariz arredondado;
  • Nariz achatado e largo;
  • Nariz núbio.

Esses são apenas 15 deles! Para facilitar, 4 tipos se destacam por estarem mais presentes na população brasileira. Você pode conhecer cada um deles a seguir.

Principais tipos de nariz

Agora é hora de saber um pouco mais sobre cada um dos principais tipos de nariz presentes nos rostos dos brasileiros. Confira:

Nariz Étnico Aisiático

Sua principal característica é a ausência de elevação no dorso e seu modelo mais achatado. Para esse tipo de nariz, a rinoplastia costuma servir para levantar o dorso por meio de um enxerto e, em alguns casos, reduzir as chamadas “asas” (a largura da abertura das narinas durante a respiração).

Nariz Étnico Asiático
Nariz Étnico Asiático| Crédito: Shutterstock

Nariz Étnico Negroide

Com asas mais largas, ponta arredondada e dorso menor, esse tipo de nariz é característico daquelas pessoas com ascendência africana. Nesse caso, as intervenções estéticas estão relacionadas à projeção da ponta nasal, que é a principal característica do tratamento do nariz negroide. Também há demandas relativas à redução das asas e à elevação do dorso.

Nariz Étnico Negroide
Nariz Étnico Negroide| Crédito: Shutterstock

Nariz Adunco

É caracterizado principalmente pela curvatura para baixo, o que pode ser reduzido com a rinoplastia.

Nariz Adunco
Nariz Adunco| Crédito: Shutterstock

Nariz Caucasiano

Esse tipo de nariz se distingue por ser mais longo, apresentar cartilagens fortes e dorso elevado, além de ter uma ponta afinada. Tais características são bastante desejadas por aqueles que procuram os procedimentos estéticos.

Nariz Caucasiano
Nariz Caucasiano| Crédito: Shutterstock

Nariz masculino x nariz feminino

Como mencionado anteriormente neste texto, uma avaliação de rinoplastia leva em consideração diferentes aspectos que formam o rosto da pessoa, como o gênero.

As aparências masculina e feminina são diferentes, fazendo com que a harmonia facial também seja. Quer um exemplo de como isso funciona na prática com os tipos de nariz? Quando a busca é por um nariz bonito e feminino, o formato fino e arrebitado poderá ser um dos resultados. Não se pode afirmar que esse formato traria harmonia para um rosto masculino, certo?

O sonho do nariz perfeito

Não é muito fácil encontrar alguém que esteja 100% feliz com seu corpo. Para algumas características existe a possibilidade de disfarçar, mas nos casos em que a insatisfação está ligada aos aspectos do rosto, a autoestima pode ser duramente prejudicada. “Nariz de batata” e outros apelidos de mau gosto são comumente escutados por aí.

Atualmente, podemos contar com os procedimentos estéticos para eliminar esse problema que muitas vezes prejudicam a saúde mental. O sonho do “nariz perfeito” ou até mesmo do “nariz bonito” pode ser realidade realidade para muitos que buscam a rinoplastia.

Procure um especialista para realizar seu sonho

ODr. Ivan Maluf Júnior é especialista em rinoplastia moderna. Ele possui Mestrado e Doutorado em cirurgia plástica; faz investimento contínuo em cursos, participações em eventos nacionais, internacionais e em networks; emprega tecnologias como os simuladores em 3D para avaliações e planejamento cirúrgico e técnicas modernas em cirurgia plástica.

O Dr. Ivan Maluf Jr. utiliza a mais moderna ferramenta de Tecnologia 3D do mercado, a @CrisalixBr, por meio da qual o paciente simula seu procedimento estético e pode visualizar com maior proximidade e segurança como será o resultado pós-cirúrgico.

Veja aqui a explicação do Dr. Ivan Maluf sobre a simulação 3D do resultado da rinoplastia

As operações com o Dr. Ivan são sempre feitas em hospitais, para que haja acesso completo à estrutura que uma cirurgia necessita. Você pode abandonar o medo na hora de fazer sua rinoplastia!

O Dr. Ivan, além de disponibilizar óculos VR (realidade virtual) para que o paciente saiba com maior exatidão como irá ficar seu nariz após a conclusão do procedimento, também realiza a chamada rinoplastia ultrassônica.

Essa técnica consiste em uma nova metodologia que dispensa a quebra do osso nasal, tornando o processo menos invasivo e mais seguro, preservando cartilagens, mucosas e vasos sanguíneos. Esse método não lesa as estruturas vizinhas aos ossos, causando menos edema e menos hematoma no pós-operatório, configurando uma recuperação mais rápida e um resultado mais preciso.

Dr. Ivan Maluf Jr. - Cirurgião Plástico
CRM 26127 PR - RQE 17817
(41) 99967-8584