Os cuidados com o nariz devem ser mantidos até ele cicatrizar completamente
Os cuidados com o nariz devem ser mantidos até ele cicatrizar completamente| Foto: Shutterstock
  • Por Dr. Ivan Maluf Jr. | CRM 26127 PR - RQE 17817
  • 14/10/2022 17:05

Arinoplastia é uma cirurgia realizada no nariz e é indicada para pessoas que querem harmonizar o rosto ou desejam solucionar problemas respiratórios. Em ambos os casos, para garantir um resultado satisfatório, é preciso que o paciente siga as recomendações médicas e realize todos os cuidados, principalmente após o procedimento.

Cuidados no pós-operatório da rinoplastia

Os primeiros dias após a cirurgia costumam trazer mais incômodos. Para diminuir as dores, é importante seguir algumas recomendações. Veja abaixo os cuidados necessários para tornar o pós-operatório menos doloroso:

  • Respirar pela boca, principalmente na primeira noite de sono;
  • Manter contato social restrito nos primeiros 7 dias;
  • Não assoar o nariz por, pelo menos, uma semana;
  • Evitar carregar peso ou fazer esforço físico.

Após sete dias a pessoa poderá retomar à rotina, que é quando ela irá retirar os pontos e os curativos. No entanto, os cuidados diários devem ser mantidos até o nariz cicatrizar completamente.

Em casos de dores, os incômodos podem ser reduzidos com a ajuda de analgésicos ou anti-inflamatórios, de acordo com a indicação médica. Nos primeiros dias, é comum apresentar dificuldade de respirar.  Mas, caso o problema persista por mais de um mês, é importante retornar ao cirurgião para relatar o ocorrido.

Dicas para realizar os cuidados de forma correta

Uma das dificuldades na hora de manter os cuidados é não saber como fazer o que é preciso ser feito sem machucar o nariz. Por isso, listamos abaixo dicas para realizar os cuidados de forma correta:

Na hora de dormir

O recomendado é dormir de barriga para cima com cabeceira elevada a 45 graus. Isso ajuda a circulação e contribui para reduzir o edema da área.

Ao fazer a higienização

O paciente deverá fazer a limpeza do nariz, utilizando uma seringa, com soro fisiológico, entre 15 e 30 dias.

O banho está liberado desde o primeiro dia, mas deve ser evitado o uso de água quente para lavar o rosto, pois ela deixa o nariz mais inchado.

Cuidados com a alimentação

A alimentação é livre a partir do segundo dia após a cirurgia. Entretanto, é recomendado que sejam priorizadas comidas mais leves: verduras, frutas, carboidratos bons e proteínas.

Além disso, deve-se evitar alimentos quentes, pois estes contribuem para um maior inchaço na região. Por outro lado, as comidas e bebidas geladas ajudam a aliviar o edema.

Quanto tempo demora a recuperação?

Cada organismo leva um tempo diferente para se restabelecer. No entanto, existe um tempo mínimo para que a pessoa apresente avanços em seu processo de recuperação. No caso da rinoplastia, isso deve ocorrer em torno de um mês. Já o resultado só será considerado definitivo depois de um ano.

Realize a cirurgia com um profissional de confiança

Se deseja realizar a rinoplastia, escolha um cirurgião plástico de confiança
Se deseja realizar a rinoplastia, escolha um cirurgião plástico de confiança| Foto: Dr. Ivan Maluf Jr.

A rinoplastia é uma cirurgia que mexe diretamente com a autoestima das pessoas, já que é realizada no ponto central do rosto, que é o nariz. Por isso, é preciso escolher um profissional experiente, com conhecimentos técnicos e que seja, principalmente, de confiança.

ODr. Ivan Maluf Júnior é especialista em rinoplastia moderna. Ele possui Mestrado e Doutorado em cirurgia plástica; faz investimento contínuo em cursos, participações em eventos nacionais, internacionais e em networks; emprega tecnologias como os simuladores em 3D para avaliações e planejamento cirúrgico e técnicas modernas em cirurgia plástica.

O Dr. Ivan Maluf Jr. utiliza a mais moderna ferramenta de Tecnologia 3D do mercado, a @CrisalixBr, por meio da qual o paciente simula seu procedimento estético e pode visualizar com maior proximidade e segurança como será o resultado pós-cirúrgico.

Veja aqui a explicação do Dr. Ivan Maluf sobre a simulação 3D do resultado da rinoplastia

As operações com o Dr. Ivan são sempre feitas em hospitais, para que haja acesso completo à estrutura que uma cirurgia necessita. Você pode abandonar o medo na hora de fazer sua rinoplastia!

O Dr. Ivan, além de disponibilizar óculos VR (realidade virtual) para que o paciente saiba com maior exatidão como irá ficar seu nariz após a conclusão do procedimento, também realiza a chamada rinoplastia ultrassônica.

Essa técnica consiste em uma nova metodologia que dispensa a quebra do osso nasal, tornando o processo menos invasivo e mais seguro, preservando cartilagens, mucosas e vasos sanguíneos. Esse método não lesa as estruturas vizinhas aos ossos, causando menos edema e menos hematoma no pós-operatório, configurando uma recuperação mais rápida e um resultado mais preciso.

Dr. Ivan Maluf Jr. - Cirurgião Plástico
CRM 26127 PR - RQE 17817
(41) 99967-8584