A cirurgia de rinoplastia pode levar até duas horas para ser realizada
A cirurgia de rinoplastia pode levar até duas horas para ser realizada| Foto: Shutterstock
  • Por Dr. Ivan Maluf Jr. | CRM 26127 PR - RQE 17817
  • 14/10/2022 15:46

Arinoplastia pode ser definida como uma cirurgia plástica que busca corrigir alterações do contorno nasal. Seu intuito pode ser tanto estético quanto uma forma de melhorar a respiração dos pacientes.

Com a rinoplastia, algumas mudanças podem ser feitas, como a alteração no tamanho do nariz, correção deimperfeições e redução do dorso nasal.

Neste texto, apresentamos algumas informações importantes sobre a rinoplastia para você que tem algumas dúvidas relacionadas ao assunto. Continue lendo e esclareça todas elas!

O que é rinoplastia?

A rinoplastia, ao contrário da rinomodelação, é um procedimento capaz de alterar a estrutura do nariz do paciente, tendo como resultado um rosto mais harmônico. Ela é indicada para aqueles que têm sua autoestima prejudicada devido ao seu nariz ou para quem possui desvio de septo, por exemplo.

Acirurgia é indicada para maiores de 16 anos, quando há maior chance de que o desenvolvimento facial da pessoa já foi concluído, mas isso depende da avaliação do cirurgião plástico. Sua principal vantagem engloba a grande variedade de possibilidades que oferece, com destaque para métodos de redução de nariz ou de remodelação permanente.

Como é feita a rinoplastia?

A rinoplastia, na grande maioria dos casos, é feita sob sedação intravenosa ou anestesia geral. A cirurgia pode ter duração de duas horas a quatro horas e deve ser feita em bloco cirúrgico com internação hospitalar.

Esse procedimento pode ser feito de forma fechada (endonasal) ou aberta (exorrinoplastia), que se diferenciam pelo local das incisões.

Dr. Ivan Maluf sempre realiza os procedimentos cirúrgicos em hospitais
Dr. Ivan Maluf sempre realiza os procedimentos cirúrgicos em hospitais| Foto: Dr. Ivan Maluf Jr.

Benefícios da rinoplastia

Os benefícios da rinoplastia podem ser vistos com clareza quando se trata da autoestima dos pacientes. O procedimento respeita cada anatomia facial, sendo que o especialista sempre irá avaliar diversos aspectos no rosto da pessoa para realizar o procedimento. Por isso, a melhoria estética é sempre citada como a melhor vantagem da rinoplastia.

No entanto, também há vantagens para a respiração. A rinoplastia é uma cirurgia plástica que beneficia diretamente aquelas pessoas com desvio de septo, que passam a respirar com mais qualidade. Outro problema solucionado por ela é o ronco, já que são corrigidos os fatores que causam a apneia obstrutiva do sono.

Como é o pós-operatório de rinoplastia?  

O pós-operatório da rinoplastia geralmente não está associado à dor, mas em alguns casos, quando ela ocorre, pode ser tolerada com o uso de analgésicos comuns.

O resultado final depende de uma série de fatores, por isso não é possível afirmar que em todos os casos o nariz ficará 100% da forma que os pacientes desejam. Aspectos estruturais como o tipo de nariz da pessoa influencia diretamente na técnica do procedimento.

Após a retirada do aquaplast (protetor do dorso nasal), que costuma ocorrer no sétimo dia, haverá um inchaço normal que faz parte do processo de mudança do nariz. Esse inchaço irá diminuir no decorrer dos dias e desaparecer totalmente em torno de um ano, quando o paciente poderá ver o resultado da rinoplastia. Cicatrizes podem ou não aparecer.

Além disso, no pós-operatório, poderá haver uma pequena dificuldade para respirar, que se deve ao inchaço na parte interna do nariz. Com a regressão desse inchaço, que ocorre em poucos dias, a respiração volta ao normal.

Procure um especialista para realizar seu sonho

ODr. Ivan Maluf Júnior é especialista em rinoplastia moderna. Ele possui Mestrado e Doutorado em cirurgia plástica; faz investimento contínuo em cursos, participações em eventos nacionais, internacionais e em networks; emprega tecnologias como os simuladores em 3D para avaliações e planejamento cirúrgico e técnicas modernas em cirurgia plástica.

O Dr. Ivan Maluf Jr. utiliza a mais moderna ferramenta de Tecnologia 3D do mercado, a @CrisalixBr, por meio da qual o paciente simula seu procedimento estético e pode visualizar com maior proximidade e segurança como será o resultado pós-cirúrgico.

Veja aqui a explicação do Dr. Ivan Maluf sobre a simulação 3D do resultado da rinoplastia

As operações com o Dr. Ivan são sempre feitas em hospitais, para que haja acesso completo à estrutura que uma cirurgia necessita. Você pode abandonar o medo na hora de fazer sua rinoplastia!

O Dr. Ivan, além de disponibilizar óculos VR (realidade virtual) para que o paciente saiba com maior exatidão como irá ficar seu nariz após a conclusão do procedimento, também realiza a chamada rinoplastia ultrassônica.

Essa técnica consiste em uma nova metodologia que dispensa a quebra do osso nasal, tornando o processo menos invasivo e mais seguro, preservando cartilagens, mucosas e vasos sanguíneos. Esse método não lesa as estruturas vizinhas aos ossos, causando menos edema e menos hematoma no pós-operatório, configurando uma recuperação mais rápida e um resultado mais preciso.

Dr. Ivan Maluf Jr. - Cirurgião Plástico
CRM 26127 PR - RQE 17817
(41) 99967-8584