O nariz perfeito existe? Depende das proporções do rosto de cada um
O nariz perfeito existe? Depende das proporções do rosto de cada um| Foto: Shutterstock
  • Por Dr. Ivan Maluf Jr. | CRM 26127 PR - RQE 17817
  • 14/10/2022 16:19

Você sonha com o famoso nariz fino e arrebitado? Se sim, será que ele é o formato certo para o seu rosto? Existem vários tipos de formatos de nariz e para saber como deixá-lo mais bonito e harmonioso com o rosto, é essencial uma avaliação com cirurgião plástico.

Conheça mais sobre o que é e como é feita a rinoplastia.

Formatos de nariz

Osformatos de nariz são diversos no Brasil por conta da miscigenação. Há 5 formatos principais, que provavelmente você já viu por aí e um deles pode até mesmo ser o formato do seu nariz. Vamos conhecer cada um deles:

Fino e arrebitado (caucasiano)

O nariz fino e arrebitado é o formato mais requisitado em rinoplastias
O nariz fino e arrebitado é o formato mais requisitado em rinoplastias| Crédito: Shutterstock

Onariz fino e arrebitado é o mais desejado pelas mulheres e o mais requisitado aos cirurgiões plásticos. Esse nariz se destaca por sua ponta levemente para cima, a ponte e as narinas estreitas e o dorso reto.

Apesar desse formato ser muito cobiçado, nem sempre ele combina com o resto do rosto, podendo até mesmo piorar a harmonia da face.

Curto ou asiático

O nariz curto e asiático é mais curto que os outros tipos.
O nariz curto e asiático é mais curto que os outros tipos.| Crédito: Shutterstock

O nariz curto ou asiático é caracterizado pelo seu tamanho curto, narinas largas, ponta arredondada e dorso baixo. Esse tipo de nariz é bem comum em pessoas com descendência asiática e indígena.

Negroide

O nariz negroide é um nariz bem comum no Brasil
O nariz negroide é um nariz bem comum no Brasil| Crédito: Shutterstock

Oformato de nariz negroide é bem comum em afrodescendentes. Esse tipo de nariz tem a projeção da ponta para baixo e narinas largas.

Romano

O nariz romano é muito visto em descendentes de italianos
O nariz romano é muito visto em descendentes de italianos| Crédito: Shutterstock

Esse tipo de nariz romano tem uma projeção mais alta que os formatos anteriores, principalmente quando visto de perfil, e tem uma saliência, um “calombo” no dorso. Ele é bem comum em italianos e árabes, assim como em seus descendentes.

Adunco

Com um tamanho bem característico, o nariz adunco parece um “bico de pássaro”
Com um tamanho bem característico, o nariz adunco parece um “bico de pássaro”| Crédito: Shutterstock

O nariz adunco tem uma projeção bem alta, sendo o maior entre os tipos mostrados, por conta de uma grande curvatura no dorso. Além da ponta do nariz ser para baixo, lembrando um bico de pássaro.

Qualquer pessoa pode ter um nariz fino e arrebitado com a rinoplastia?

Não. O nariz não é o único elemento no rosto que deve ser levado em conta para a cirurgia. As proporções do seu rosto todo são avaliadas na consulta com o cirurgião. Dessa forma ele consegue elaborar o melhor formato que harmoniza com você. Em todos os casos e contextos, a recomendação médica é arrebitar o nariz 110º, no máximo.

Com a cirurgia de narizrinoplastia, é possível reduzir e aumentar o nariz, diminuir as narinas, arrumar a ponta, mudar o perfil, retificar as saliências e alterar o ângulo entre o nariz e o lábio superior. As possibilidades são várias e nem sempre o nariz fino e arrebitado é o mais bonito. Por isso que você deve escolher um médico especialista renomado.

Encontre um cirurgião plástico especialista

ODr. Ivan Maluf Júnior é especialista em rinoplastia moderna. Ele possui Mestrado e Doutorado em cirurgia plástica; faz investimento contínuo em cursos, participações em eventos nacionais, internacionais e em networks; emprega tecnologias como os simuladores em 3D para avaliações e planejamento cirúrgico e técnicas modernas em cirurgia plástica.

O Dr. Ivan Maluf Jr. utiliza a mais moderna ferramenta de Tecnologia 3D do mercado, a @CrisalixBr, por meio da qual o paciente simula seu procedimento estético e pode visualizar com maior proximidade e segurança como será o resultado pós-cirúrgico.

Veja aqui a explicação do Dr. Ivan Maluf sobre a simulação 3D do resultado da rinoplastia

As operações com o Dr. Ivan são sempre feitas em hospitais, para que haja acesso completo à estrutura que uma cirurgia necessita. Você pode abandonar o medo na hora de fazer sua rinoplastia!

O Dr. Ivan, além de disponibilizar óculos VR (realidade virtual) para que o paciente saiba com maior exatidão como irá ficar seu nariz após a conclusão do procedimento, também realiza a chamada rinoplastia ultrassônica.

Essa técnica consiste em uma nova metodologia que dispensa a quebra do osso nasal, tornando o processo menos invasivo e mais seguro, preservando cartilagens, mucosas e vasos sanguíneos. Esse método não lesa as estruturas vizinhas aos ossos, causando menos edema e menos hematoma no pós-operatório, configurando uma recuperação mais rápida e um resultado mais preciso.

Dr. Ivan Maluf Jr. - Cirurgião Plástico
CRM 26127 PR - RQE 17817
(41) 99967-8584