
Um mundo em pandemia, uma pausa forçada na correria do dia a dia. Foi neste cenário, em 2020, que o livro “Conversas Acerca do Vinho”, foi tomando forma. A publicação é resultado de 20 encontros online da sommelière e wine director do grupo D.O.M, Gabi Monteleone, com viticultores do mundo todo. A obra propõe um mergulho no universo do vinho, com informações, histórias e reflexões que relacionam a bebida à agricultura, economia, sustentabilidade e a muitos outros temas, revelando a importância do vinho para o mundo.
“O livro organiza mais de 50 horas de conversas em pontos bem importantes que explicam o que é o vinho, desde ética na produção, no consumo, diretrizes de manejo, sustentabilidade, política pública” afirma Gabi. Em aproximadamente 300 páginas e cinco capítulos, a autora usa o vinho como norte para falar dos assuntos que permeiam a produção de uvas.
O objetivo é aproximar o leitor do universo dos produtores, mostrando que o produto final é resultado de muito trabalho e uma preocupação coletiva com a ética.
“É um trabalho de muita verdade, mais do que o manejo de uma vinha e a produção em si, essas pessoas do campo esperam que o consumidor também faça escolhas éticas e responsáveis”, diz.
Gabi Monteleone
Para Gabi, uma das coisas mais legais da profissão sommelière é a possibilidade do contato direto com quem faz o vinho. “É algo que dificilmente o consumidor final tem oportunidade de ter, por isso, nosso papel é fazer essa ponte e traduzir tudo que contém dentro de uma garrafa” completa.
Além do livro, as conversas com os produtores resultaram na criação do projeto “Tão Longe, Tão Perto”, uma curadoria de vinhos brasileiros, feitos de forma artesanal e pautados em práticas sustentáveis, desde o cultivo da uva até a taça. No projeto, Gabi seleciona produtores cujos vinhos são armazenados em barris e servidos em torneiras. “É uma forma diferente de consumo, mais sustentável porque não gera lixo de descarte”, explica.
Saiba mais sobre o projeto "Tão Longe, Tão Perto"
O livro “Conversas Acerca do Vinho” está à venda no site, lá também é possível conhecer mais detalhes sobre o projeto.
Gastos subestimados e pautas-bomba indicam que rombo nas contas pode ser ainda maior
Oposição promete continuar a obstruir votações na Câmara e articula PEC para pressionar o STF
A reação do Congresso aos avanços do STF
Sai a meritocracia, entra a lacração: música clássica é tomada pelo ativismo “woke”